segunda-feira, 2 de maio de 2011

Igreja Koinônica

O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo”. 1 João 1.3

Comunhão é a comum união; é a busca da benção comum; é mais que ajuntamento, é partilha de conhecimento, experiências, sonhos...vida! É encontro em Jesus (onde estiverem 2 ou 3 reunidos em meu nome.. eu estou...).

Ao olharmos para a Igreja primitiva percebemos a comunhão não só como dinâmica de condução, mas como orientação para construir  uma Igreja verdadeira; uma igreja koinônica é uma igreja orientada pela comunhão dos santos.

Durante sua caminhada conjunta com os discípulos, em todo tempo Jesus propôs comunhão – caminhando, comendo, partilhando, orando, fazendo-se semelhante. Mas em 3 momentos finais de sua caminhada Ele pintou quadros e deixa imagens claras da comunhão.

1º quadro- A CEIA – Ele nos mostra que a comunhão nos prepara para a eternidade. Jesus convidou seus discípulos para um tempo de ceia. Se reuniram, comeram até que a próxima ceia aconteça. É fruto de aliança;
2º quadro – O GETSEMANI – Ele mostrou que a comunhão nos prepara para cumprir a vontade do Pai – o propósito. Sairam juntos para orar, e ali, rendeu seu coração plenamente ao projeto do Pai, e foi levado preso, na presença de todos.
3º quadro – A CRUZ – Ele mostra que a cruz nos habilita a ter comunhão com o Pai e com o próximo, pois nossa vida espiritual é profundamente afetada pelo tipo de sentimento que nutrimos acerca do próximo.

Que faz a comunhão? Traz a benção de Deus sobre o ajuntamento (Sl 133) e torna-se espaço para a manifestação da unidade da Igreja.

Sejamos assim, intercessores e intercessoras, uma Igreja Koinônica – apostemos na comunhão e vivamos seus efeitos.
Paz!

Soraya de Lima Junker
Ministério Toque de Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário