quarta-feira, 7 de março de 2012

Sintomas de saúde comunitária


“Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo,
a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos”, 
Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, 
Filipenses 1:1 e 3

Quanto mais convivemos em comunidade mais percebemos a necessidade de investirmos em  saúde relacional/comunitária. É preciso manter um nível razoável de saúde relacional pra poder continuar no caminho da missão. Penso que para isso é necessário resgatarmos a dimensão de nossa humanidade. Voltarmos a enxergar as pessoas como pessoas e não cargos ou funções. Mas mais que entendermos racionalmente é preciso respaldo da Palavra nessa direção, pois aonde nosso razão se revela limitada, Ela, a Palavra, se confirma imutável, eterna e capaz de adentrar o mais intimo de nosso ser e nos tornar capazes.

Tenho relido com um grupo de Intercessores a carta de Paulo aos Filipenses e é inegável o testemunho saudável dessa Igreja-comunidade tão especialmente citada e tratada pelo apóstolo em sua carta. Pensei comigo, quais os sintomas presentes no testemunho dessa comunidade que a faz diferenciada, saudável?
1-      Foi uma Igreja gerada à beira do rio de oração - Em Atos 16.12-15 a Bíblia diz que Paulo, estando em Filipos, procurava com seus parceiros de missão um lugar de oração, então, foram até a beira do rio e ali encontraram um grupo de mulheres que ouvindo a palavra abriram o coração. Temos sido uma igreja/comunidade gerada a partir da oração?
2-      Uma comunidade com memória sarada, sadia. Paulo diz: Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, Filipenses 1:3. O que confirma a saúde de uma comunidade é sua postura de ação de graças por uma memória sadia. Quando lembramos de nossa igreja lembramos de coisas que nos entristecem ou nos alegram? Lembramos de quanto já vivemos juntos a Graça de Deus, ou só lembramos das decisões e frustrações da caminhada?
3-      Uma Igreja Alegre. A Alegria é um sintoma de saúde. Provérbios 17.22 diz que O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos. Você se sente feliz por conhecer e fazer parte de sua comunidade, se sente alegre quando pensa em ir à reunião da Igreja? Se alegra quando encontra os irmãos e as irmãs?
Amados e amadas, intercessores e intercessoras, como anda nossa saúde relacional/comunitária refletida em nossa vida de oração? Saiba que se essas características não estão presentes em sua vida e comunidade, elas podem ser tratadas em oração. Ore, clame, peça ao Médico dos médicos que estenda sua mão saradora sobre você e sua Igreja/comunidade. Paulo diz que isso está presente em suas orações. Ponha isso em suas orações.
Queremos uma Igreja Saudável, A Igreja de Jesus Cristo....
Amo vocês,
Soraya de Lima Junker
Ministério Toque de Poder

Um comentário: