quarta-feira, 2 de abril de 2014

Noé - mais que imagens...PALAVRAS

PALAVRAS DE UM OBEDIENTE
Gn 6.11 a 9.1

Num princípio criou Deus o céu, a terra o mar e tudo que neles há. Fez homem e mulher à sua imagem e semelhança, mas o homem pecou e a humanidade gerada a partir daí, estava distante do plano original de vida em obediência a Deus.

Deus estava entristecido com  a humanidade. Havia multiplicação de iniquidade, o pecado assolava    a criação de Deus, a impiedade tornara-se a marca da alma vivente, então, diz a Palavra que em meio a tudo isso, Deus encontra um homem chamado Noé, com quem partilha sua intenção de destruir tal humanidade, faz dele um participante (homens e mulheres com quem Deus partilha intenções, sonhos e expectativas tornam-se participantes da manifestação de sua vontade).

Noé achou graça diante de Deus (6.8) e recebe uma missão: construir uma arca, desafiar os que ouviam, reunir os que serão parte e guardar sua família na arca. Podemos nesse processo ouvir declarações, palavras de um obediente, que ficam bem nos lábios de quem é chamado, enquanto cumpre a missão.

6.13 “Então disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra” - PALAVRA DE OBEDIÊNCIA – Assim Seja!!!!Não há retrucar por parte de Noé. Como bom ouvinte Ele concorda com Deus. (quem também falou? Jesus)

v.14 “Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora”. PALAVRAS DE OBEDIÊNCIA – Fala que teu servo ouve. Noé dá atenção aos detalhes da instrução de Deus. (quem também falou assim? Samuel)

v.18 “Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança, entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher e as mulheres de teus filhos” - PALAVRA DE OBEDIÊNCIA – Eis-me aqui. Noé revela a disposição de seu coração para ver cumprida a vontade, o plano, o projeto de Deus. (quem também falou assim? Abraão, Moisés, Isaías, etc...)

7.1 “ Entra na arca, tu e toda a tua casa” PALAVRAS DE OBEDIÊNCIA – Seja feita a Tua vontade. Conhecedor da vontade de Deus que lhe havia sido revelada, Noé queria vivê-la. (quem também falou? Jesus)

v.13 e 14 “ nesse mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos e todos os animais segundo suas espécies”. PALAVRA DE OBEDIÊNCIA: Morrer é lucro. Noé se lança num projeto inusitado, a convivência não seria fácil, os desafios eram grandes....morrer seria lucro....diante das lutas da obra, mas se vamos viver....é preciso viver Cristo. (quem também falou isso? Paulo)

v.16 “...e o Senhor fechou a porta”. PALAVRA DE OBEDIÊNCIA – importa obedecer a Deus. Cumprir o chamado sem se deixar influenciar por críticas externas e internas é parte do exercício na vida do obreiro. Deus fechou a porta por fora, não deu a Noé a possibilidade de retroceder e abri- la diante do clamor dos homens. (quem também falou isso? Pedro)

8.1 “ levantou Noé um altar ao Senhor”. PALAVRA DE OBEDIÊNCIA – Dele, por Ele e pra Ele são todas as coisas. Cumpridos os dias de chuva e reclusão, Noé abriu uma janela, confirmou o tempo de saída, despediu os animais, saiu com sua família e ergueu um altar ao Senhor. Reconheceu que o princípio e o fim de toda obra tem uma mesma motivação: O Senhor.

9.1 “Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos e multiplicai-vos e enchei a terra”. PALAVRA DE OBEDIÊNCIA – Senhor, Tu o sabes. A obra não termina. Não há aposentadoria para quem tem chamado. Há sempre mais um grande desafio diante daquele e daquela que pôs a mão no arado. Não vemos possibilidade humana, mas se o Senhor está mandando....ELE SABE!

Palavras são sementes. Sementes são recipientes que possuem o mistério da vida. Podem ficar guardadas, mas na hora em que são semeadas, brotam. Se lançarmos palavras de obediência elas gerarão obediência.

Então, abra a boca, Homem e mulher de Deus!

Soraya de Lima Junker

Ministério Toque de Poder 

Nenhum comentário:

Postar um comentário