segunda-feira, 9 de abril de 2018

Jesus - Pastor e Bispo de nossas almas


"Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas. 1 Pedro 2:25

As primeiras vezes que a Bíblia cita o termo pastor, se referem a alguém cuidando de um rebanho (Gn. 13.7; Gn. 13.8; Êx. 2.17). No registro de Reis 22.17 ...como ovelhas que não tem pastor... a partir de então o nome é usado como forma figurativa para expressar situações referentes ao cuidado. Davi, o mais conhecido pastor de ovelhas das Escrituras também fez uma belíssima comparação: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará” (Sl. 23.1). 

Pastor, então, no Antigo Testamento não era uma autoridade espiritual, isso ficava a cargo dos sacerdotes, profetas e outros levantados pelo Senhor. 
No Novo Testamento vemos os líderes sendo chamados para “pastorear” o rebanho de Deus, a partir da declaração de Jesus: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas... Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido”. (Jo. 10.11-14). A partir daí, ser pastor significava cuidar de vidas da mesma forma que Cristo demonstrou no cuidado e ensino no seu ministério na terra. 
Ele amou, consolou, guiou, orientou, pregou, cuidou das feridas do corpo e da alma e alimentou multidões. Foi humilde ao perdoar, lavar os pés dos discípulos e dar exemplo, protegendo e dando a sua vida. Exemplo. Modelo. Padrão! 

A Igreja cresceu, os cuidados e cuidadores se multiplicaram, então, se instituiu Bispos - pastores supervisores. Pastores de pastores. Cuidadores de cuidadores, e Paulo os instruiu: "Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os designou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue." Atos 20. 28

Nessa semana
Cuidemos em oração daqueles e daquelas que cuidam de nós. 
Orando e Crendo,
Soraya de Lima Junker 

Nenhum comentário:

Postar um comentário